quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quem é: Jim Lee

Jim Lee nasceu na Coréia do Sul, em 11 de agosto de 1964. Ele estourou na década de 90, quando o estilo de "personagem extremamanete anabolizado que não deveria conseguir se movimentar" e "bundas enormes e peitos maiores ainda com coxas de fora" se tornou extremamente rentável.


Ó ele aí!


Lee desenhou os X-Men com enorme sucesso, e depois fundou a Image Comics com outros artistas famosos da época, como Todd McFarlane, e Rob Liefield. A Image Comics era um conglomerado de vários estúdios, como Top Cown e Wildstorm. Na Image, personagens que se tornariam famosos como Spawn, Savage Dragon e Gen 13 foram criados. Todos eles seguem a mesma fórmula: desenhos idênticos, extrema apelação sexual e roteiros medonhos.



Os WildCats renderam várias doletas pra Image


O pior de tudo: a reciclagem (pra não dizer cópia descarada) de personagens. Todas as edições e grupos da Image eram formados por bad boys, gostosonas, e clones do Wolverine genérico. Sem contar que todos na editora seguiam o estilo "muito músculo, pouca mobilidade".




O Gen 13 também tinha seu "Wolverine genérico"


Isso não impediu Jim Lee de se tornar um dos maiores desenhistas da década de 90, e um dos grandes nomes dos quadrinhos até hoje. Após a DC Comics comprar a Image (depois da horrível saga "Heróis Renascem"), Lee foi passou um tempo na geladeira, para que a memória que os leitores tinham dele desenhando os mutantes não ficassem frescas demais.




Ser gostosa ou bombado era a lei!


Lee voltou a desenhar, pela DC, e vendeu muito bem com "Batman: Silêncio". Seus desenhos estavam melhores, cenários muito bem detalhados, visual dark e uma narrativa um pouco melhor. Mas a história, em 12 edições, ainda tem várias cenas de página inteira, a marca de Lee. Pode não ser um bom desenhista, mas é um capista excelente.



Uma evolução em "Batman:Silêncio"


Ele costuma desenhar seus personagens de modo bastante "maleável", por assim dizer. Erros crassos, como a anatomia do mesmo personagem que nunca é constante, assim como detalhes em rostos e roupas que sempre mudam. Isso pode ser conferido na saga "Pelo Amanhã", estrelada pelo Superman.



Erros crassos em "Superman: Pelo Amanhã"


Atualmente, Jim Lee ainda desenha (para o horror de muita gente) e alcançou o cargo de chefe editorial da DC Comics. Gostem ou não, ele é um dos nomes mais influentes nas últimas duas décadas dos quadrinhos,e provavelmente ainda será por bastante tempo. 



"Você vai ter que me engolir!"




7 comentários:

  1. Esse cara não desenha nada...pqp

    ResponderExcluir
  2. Discordo. Acho q o povo pega muito no pé do Jim Lee só pq ele faz sucesso!! Ele desenha muito!!

    ResponderExcluir
  3. Pior que ele, só o Liefield!! huauhahuahuauhauhhua

    ResponderExcluir
  4. Esse cara mesmo nao sendo tao bom,faz um puta sucesso!!!O mundo e foda!!!

    ResponderExcluir
  5. Creio q esse camarada desenha o que o maior grupo de leitores querem ver... ou seja, corpos humanos tonificados brigando em incessantes e pq não maçantes brigas entre o bem e o mal... O q mais os filmes de ação com bilheterias gigantescas trazen hj em dia?

    ResponderExcluir
  6. eu me lembro muito bem do que ele fez com um certa equipe de mutantes da Marvel... SUCESSO TOTAL!!!
    o que fez ele ter tido o seu filme "queimado" foi a criação da Image comics, que tinha todo um universo de seres super anabolizados com péssimos roteiros e sem nenhuma empatia com os eleitores!!!
    seu traço é incrível e com uma energia fantástica, com parceria com grandes roteiristas( como quando ele tava na Marvel)o seu sucesso é estrondante, só pra citar, todos lembram do visual que ele deu ao Ciclop, Wolverine, Colossus e principalmente com o Omega Reed, Forge,sr77 blackbird, professor X e Bischop, que aliás depois dele seu visual se tornou um lixo!!!
    o seu calcanhar de aquiles das suas histórias fica por conta do roteiro, mas o cara é desenhista!!!
    vida longa a o grande JIM LEE!!!

    ResponderExcluir
  7. quem é o estúpido ousado o suficiente para peidar ( ainda que desenhe mais do ele)que JIM LEE Pode não ser um bom desenhista
    o cara tem um stilo ( que é inconfundivel sensacional) e nao tem que mudar isso para agradar quem acha que é auguma coisa.

    ResponderExcluir