segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aprendendo com Mozart Couto

Não, esse não é o nome da coleção de revistas do Mozart Couto com dicas para você desenhar um bocado melhor. Seria um nome muito estranho. Mas esse é o objetivo desses seis volumes, que foram lançados pela editora Escala há um bom tempo, mas que ainda continuam muito atuais.


Mozart Couto


Os seis volumes são divididos pelas categorias onde os desenhistas mais encontram dificuldade, e que ao mesmo tempo são básicas. O primeiro fala sobre Natureza Morta, trabalhando com figuras geométricas e ensinado você a desenhar coisas que parecem bobas, mas das quais você sentirá uma tremenda falta na hora em que empacar no desenho de uma simples maçã. 


 
Clique na imagem pra baixar


O segundo volume é dedicado às Paisagens. Se você não consegue fazer uma única folha de árvore parecer uma folha de árvore, sugiro que leia esse volume.


Clique na imagem pra baixar



O terceiro volume da coleção se trata de retas, desenhos com régua e coisas desse tipo. Mas fala também sobre rostos e pinturas. É o Casarios e Retratos. perfeito se você não consegue desenhar uma única porta na parede...


Clique na imagem pra baixar


Começando a segunda metade da coleção, vamos para a Figura Humana. Aprenda os preceitos básicos de anatomia, a regra de ouro dos corpos comuns e heróicos, como fazer um manequim desde o começo, tudo nesse quarto volume.


Clique na imagem pra baixar


O quinto volume da coleção fala sobre animais. Chega do seu cachorro ficar com cara de cavalo, seu pato ficar com cara de cavalo, e seu cavalo ficar com cara de mutação genética que deu errado. Aprenda a anatomia básica dos animais mais comuns, e como você poderá desenhá-los de modo simples e eficiente.


Clique na imagem pra baixar


O último volume mostra os preceitos básicos da Luz e Sombra. Desde desenhar o clássico vaso sombreado, até fazer sombra em tecidos, pessoas, animais, mesas, e o que mais você quiser desenhar. A luz e a sombra é que dão volume e sensação de profundidade aos seus desenhos, portanto, não há um bom desenho sem o uso delas.


Clique na imagem pra baixar


Pronto! Todos os seis volumes de um dos mestres dos quadrinhos nacionais. Agora, você tem as dicas e os primeiros passos pra começar a desenhar um pouco melhor. Mas esse livro não fará mágica. Sem prática e esforço, você nunca conseguirá desenhar a muito mais que a bola sombreada, ou a maçã.

6 comentários:

  1. Caramba! Faz tempo que eu estava atrás dessa coleção! Vlw!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha duas ediçoes dessa coleçao,devem estar mofando no armario!kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Que doido,parece que da pra aprende a desenha com isso mesmo, vo ve se compro.

    ResponderExcluir
  4. Então... vou parar de desenhar as pessoas com pauzinho e começar a desenhar de verdade!

    ResponderExcluir
  5. Ainda há esperanças para os meus rabiscos! Mas não tenho pretensões... mantenho meus pés no chão, porém conhecimento nunca é demais. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ramon, excelente post. Ainda há esperança para quem quer desenhar direito. Quem sabe um dia fico bom

    ResponderExcluir