quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pra quem gosta da década de 90


Jim Lee é um artista que gera controvérsias. Alçado ao sucesso na década de 90, junto com Rob Liefield, Whilce Portacio, entre outros, ele criou o visual dos X-Men que seria seguido por muito tempo, e desenhou a capa da revista dos mutantes que mais vendeu até hoje.



Mas seus desenhos não são unanimidade (e alguma coisa na vida é?). Lee sempre foi muito criticado por seus desenhos sem movimento e seus personagens extremamente parecidos. Todo homem que ele desenha é musculoso, mesmo velhos de sessenta anos. Suas mulheres têm corpos exuberantes e todas têm o mesmo rosto. Os uniformes parecem pintados por cima do corpo, já que não existe nenhuma marca de dobra de tecido.



Hoje, Jim Lee ocupa um cargo na diretoria da DC Comics. Pois a editora do Superman e do Batman vai publicar o livro Icons: The DC Comics and Wildstorm Art of Jim Lee. Com mais de cem ilustrações, rascunhos, esboços, e uma entrevista exclusiva, a publicação da editora Titan Books tem 30 x 23 cm, 296 páginas, e o preço sugerido é de US$ 39,95. E aí, será que vale a pena?



Eu esperaria uma versão do Brian Bolland...

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc. Jim lee desenha super-heróis como super-heróis, ícones, sem os problemas que um ser humano teria. Mas nos anos 90 ele fez a diferença e me inspirou a desenhar. Pena que crescemos, e aprendemos a ver mais do que a magia num desenho.

    ResponderExcluir